Procedimentos

Cirurgia das Pálpebras ou Blefaroplastia

+

Sou candidato (a) a cirurgia das pálpebras?
Se você possui excesso de pele e bolsas gordurosas nas pálpebras que resultem num olhar envelhecido e cansado você é candidata a esta cirurgia desde que não existam contra indicações para realização da mesma.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais que podem incluir a necessidade de avaliação oftalmológica pré-operatória.

Técnica Operatória
Neste procedimento geralmente simples e realizado com anestesia local e sedação o médico retira o excesso de pela das pálpebras superiores e inferiores bem como as bolsas de gordura abaixo desta pele, bolsas estas responsáveis pelo inchaço e olhar cansado queixa freqüente das pacientes que realizam esta cirurgia. Além disso conforme a flacidez do tarso, região abaixo da pálpebra inferior pode ser necessário realização de cantopexia para evitar complicações inerentes a flacidez do mesmo.

Perguntas frequentes

A cicatriz é muito visível?
Ao contrário, apesar de ser na face a cicatriz neste caso é quase imperceptível pois fica escondida exatamente no sulco natural da pálpebra, além do que esta é a única região do corpo onde não há relato de aparecimento de quelóide.

O local fica com hematoma?
Sim, geralmente ocorre um hematoma transicional que desaparece depois de mais ou menos 10 dias. O local que fica roxo pode ser facilmente escondido com a utilização de óculos escuros utilização esta obrigatória no pós-operatório imediato. Hematomas maiores são rarose deve ser acompanhados de perto pelo cirurgião.

A cirurgia altera a visão?
Podem acontecer alterações visuais mínimas logo após o procedimento devido a utilização de pomadas oftalmológicas durante a cirurgia que tem a função justamente de proteger o olho. Essas alterações restringem-se a embaçamento leve que desaparece horas após o término do procedimento. Alterações mais significativas geralmente são pré-existentes ou raríssimas.

Qual o tempo de repouso ocular?
Recomenda-se repouso ocular por 48 horas após o procedimento.

Otoplastia

+

Sou candidato(a) a otoplastia?
Sim, se a orelha é em abano ou desproporcional ao conjunto da face.
O ideal é que este tipo de cirurgia seja feita a partir de 8 anos de idade, quando o desenvolvimento da orelha está completo. Obviamente a orelha em abano pode ser motivo de estigmatizaçao do paciente principalmente durante a infância ou adolescência.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais.

Técnica Operatória?
Diferente do que se possa em um primeiro momento imaginar não basta apenas retirar pele atrás da orelha para posiciona-la corretamente, isto ocorre pois a cartilagem auricular tem memória, ou seja, ela tende a retornar para sua posição original, desta forma o médico durante a cirurgia utiliza-se de técnicas que permitem ancorar a orelha além de, se necessário, formar a curvatura interna do pavilhão auricular que frequentemente encontra-se ausente ou apagado em pacientes com orelhas proeminentes.

Perguntas Frequentes Aonde será a cicatriz?
A cicatriz fica quase imperceptível, pois é posicionada atrás da orelha.

Como será o curativo?
Normalmente é feito um curativo nos primeiros dias. Após a retirada deste curativo, o paciente deverá utilizar uma faixa específica que mantenha o pavilhão auricular posicionado e evite que o mesmo se dobre durante o sono de 15 a 30 dias, após este período não há mais necessidade de uso da faixa elástica.

Dermolipectomia de coxas ou braços

+
Sou candidato(a) à suspensão de coxa ou de braços?
Quando há muita flacidez, gerando incômodo ao se movimentar, a cirurgia é bem indicada pelo fato de proporcionar a remoção do excesso de pele.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais.

Técnica Operatória?
Primeiramente abordaremos a técnica de dermolipectomia de coxas: A cirurgia é realizada a partir de uma incisão cuja localização depende de cada caso de acordo com o excesso de pele bem como o posicionamento deste excesso. Pode desta forma à cicatriz estar localizada diagonalmente em relação à virilha da paciente ou ainda na parte medial da coxa. Geralmente esta cicatriz é discreta, sendo a relação benefício custo do procedimento vantajosa quando o mesmo é bem indicado. Quanto a Dermolipectomia de braços a cirurgia é realizada a partir de uma incisão na região mediana do braço através da qual o médico cirurgião plástico retira o excesso de pele melhorando desta forma o contorno braquial da paciente. Geralmente a cicatriz é discreta.

Perguntas freqüentes
Quanto tempo de repouso é necessário após a realização deste procedimento?
Por serem regiões de dobra e frequentemente submetidas a tensão durante a movimentação recomenda-se nestas cirurgias uma restrição de movimentação de 30 dias, ou seja, a paciente pode se locomover mas sem realizar movimentos bruscos e grandes alongamentos na região operada. Quando tudo ocorre dentro do normal a movimentação sem qualquer tipo de restrição retorna após esse primeiro mês.

A cicatriz é muito aparente?
Por ser uma região obviamente mais exposta a cicatriz é uma preocupação freqüente das pacientes que procuram este tipo de tratamento. Geralmente é uma cicatriz discreta sendo a localização da mesma exaustivamente discutida e explicada à paciente antes da realização do procedimento de modo a se concluir se a relação benefício custo do procedimento é pertinente.

Mamoplastia de Aumento Inclusão de Prótese de mama

+
Sou uma candidata a aumento da mama?
Pacientes candidatas são aquelas que se sentem incomodadas e ou constrangidas por apresentarem mamas pequenas em relação ao tamanho do tórax principalmente quando esta constrangimento vir acompanhado de sensação de falta de volume mamário. Obviamente o tipo e o tamanho de prótese a ser colocado depende de uma avaliação do médico cirurgião plástico responsável pela cirurgia.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais.

Técnica Operatória?
A técnica operatória consiste em confeccionar um espaço que pode ser abaixo da glândula mamária ou abaixo do músculo peitoral maior para que se possa inserir o implante mamário. A incisão para colocação do implante pode ser feita através da axila, aréola ou ainda o sulco infra-mamário dependendo de cada caso. A decisão é feita pelo médico em conjunto com a paciente após prévia avaliação.

Perguntas Frequentes

- Como saber o tamanho ideal para minha prótese?
O importante na cirurgia de implante mamário é manter a naturalidade. A decisão do tamanho da prótese será em conjunto com o cirurgião, considerando a estatura, tamanho de tórax e a expectativa da paciente. Desta forma será possível planejar um tamanho adequado e natural.

- Quando poderei retornar aos exercícios físicos?

Exercícios leves e que não forcem os músculos peitorais poderão ser reiniciados entre 10 e 15 dias.
Exercícios que envolvam o tórax normalmente poderão ser retomados no mínimo em 30 dias.

- Deverei trocar minha prótese no futuro? Em quanto tempo?
Antes era comum imaginar que as próteses necessariamente precisavam ser trocadas a cada 10 anos. Algumas empresas que produzem as próteses oferecem, hoje em dia, garantia vitalícia contra perfuração. Obviamente as próteses devem ser trocadas em caso de infrequentes complicações mas não necessariamente a cada 10 ou 15 anos.

- O que é contratura capsular?
Ao redor da prótese forma-se naturalmente um tecido cicatricial.Quando este tecido fica muito espesso, pode alterar o formato da mama e artificializar o resultado.

- Posso realizar meus exames de rotina nas mamas após a cirurgia?
Exames mamários devem ser realizados com a mesma periodicidade anterior à cirurgia. Mamografia e ultra-som podem ser realizados com a prótese.

- Como ficarão as cicatrizes?
As cicatrizes para o implante mamário ficam posicionadas escondidas no sulco submamário ou na porção inferior da aréola, na transição da pele escura para a pele normal, ou ainda axila.

Liftting de Face ou Ritidoplastia

+

Sou candidato (a) ao liftting facial?
A cirurgia da face visa atenuar as marcas deixadas pelo tempo. Rugas, flacidez, excessos de pele e perda dos contornos faciais podem ser amenizados com este tipo de cirurgia. O tratamento cirúrgico frequentemente é associado a procedimentos cosmiátricos como laser, botox, peellings, preenchimentos, etc visando atenuação dos indesejados sinais deixados pelo tempo, exposição excessiva ao sol etc.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais. Especialmente no caso da ritidoplastia espacial atenção deve ser dada à questão da pressão arterial que deve estar controlada para evitar ao máximo ocorrência de hematomas indesejáveis no pós-operatório.

Técnica Operatória?
A técnica operatória varia de acordo com cada caso que deve ser analisado no que tange a suas peculiaridades e necessidades para que se ofereça desta forma a técnica cirúrgica mais adequada para cada paciente. Hoje a maioria dos cirurgiões tende, além de reposicionar simplesmente a pele da face, a tentar melhorar o contorno facial através do reposicionamento das estruturas profundas da face.

Perguntas Frequentes

As cicatrizes são muito aparentes?
Na cirurgia de face os cortes são feitos em pregas naturais da pele. Estes cortes normalmente são escondidos no couro cabeludo e acompanham a anatomia da orelha.
Isto significa que as cicatrizes terão melhores chances de não ficarem aparentes.

Tenho receio de ficar com uma aparência “esticada”
A naturalidade é o principal fator para se obter bons resultados. Uma cirurgia bem feita produz um efeito de rejuvenescimento facial, eliminando excessos e reposicionando as estruturas que perderam seu tônus. Discuta com seu cirurgião exatamente o que você deseja da cirurgia, para obter o melhor resultado possível.

- Como será o pós-operatório?
No inicio é normal que ocorram algumas equimoses (manchas roxas) e edemas (inchaços). Isso, porém é muito variável e depende do organismo de cada pessoa. Em torno de uma semana, todos os pontos serão retirados. O importante é a cada dia se note uma melhora nos sintomas e na naturalidade do resultado.
A cirurgia facial atinge seu resultado pleno dentro de aproximadamente 06 meses, mas em torno de 05 dias você já notará resultados.

- Há dor no pós-operatório?
Normalmente a dor quando presente é muito discreta. Caso seja necessário, serão prescritos analgésicos para um maior conforto do paciente.

Como é feito o curativo pós-operatório?
O curativo pós-operatório varia de acordo com o cirurgião, em nosso caso não realizamos curativo do tipo capacete na paciente pois uma enfermeira da equipe passa a primeira noite de pós operatório acompanhando a paciente para realizar periodicamente a troca de compressas geladas na faca com objetivo de atenuar o edema e proporcionar a paciente maior conforto.

Abdominoplastia ou Plástica de abdômen ou Dermolipectomia abdominal

+
Sou candidato(a) a plástica do abdômen?
Você será uma forte candidata a abdominoplastia se possui alguma destas características: Excesso de pele abdominal; possui um abdômen que está fora de proporção com o resto de seu corpo; possui músculos abdominais que estão afastados ou flácidos.
Caso esteja planejando uma nova gravidez, converse com seu cirurgião plástico para que possa orientá-la neste caso.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais.

Técnica Operatória?
A Técnica operatória pode variar de acordo com o caso e dependendo da flacidez de pele abdominal apresentada pela paciente. Basicamente realiza-se uma incisão semelhamte porém maior que a cesariana através da qual o excesso de pele infra umbilical é retirado tracionando-se a pele supra umbilical para baixo. A cicatriz umbilical não muda de lugar apenas é reposicionada para se adequar ao novo posicionamento umbilical. Geralmente a cicatriz é discreta e pode ser escondida abaixo das peças íntimas.

Perguntas frequentes

A cicatriz é muito visível?
A cicatriz resultante localiza-se logo acima dos pelos pubianos, horizontalmente e prolonga-se lateralmente. Geralmente pode ser escondida abaixo das roupas de banho ficando desta forma discreta e pouco aparente.

Ficarei com um novo umbigo?
Não. O seu próprio umbigo será reposicionado quando a pele for esticada. Haverá uma discreta cicatriz ao redor do umbigo.

- Posso engravidar futuramente?
O ideal é que já tenha tido todos os seus filhos. Entretanto não existe uma contra indicação.
O que poderá ocorrer é ao esticar novamente sua pele durante a gravidez, poderá desenvolver um certo grau de flacidez e consequentemente uma perda variável do resultado operatório. Caso deseje engravidar consulte o seu médico e obtenha maiores informações sobre o procedimento.

Lipoaspiração ou Lipoescultura

+
Sou candidato (a) à lipoaspiração?
A lipoaspiração visa à retirada da gordura indesejada nos culotes, abdome, costas e também da cintura. Se você está acima de seu peso, é conveniente que emagreça até alcançar o peso indicado pelo médico, para que se obtenha melhores resultados com a cirurgias

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais.

Técnica Operatória
A cirurgia de lipoaspiração é um procedimento que deve ser realizado em ambiente hospitalar e adequado para garantir dessa forma toda a segurança para a paciente. Durante o procedimento o médico através da utilização de aspiradores que podem ser associados mais recentemente a aparelhos de vibração ou laser aspira o excesso de gordura de locais indesejados de modo a melhorar o contorno da paciente. A técnica tem por objetivo adequar a forma corporal aos padrões estéticos mais aceitáveis. A gordura retirada pode ser utilizada como enxerto para melhorar a projeção de áreas como a região glútea ( nádegas) ou locais com depressões congênitas ou adquiridas. A paciente geralmente dorme apenas uma noite no hospital recebendo alta no dia seguinte.

Perguntas Frequentes

- Existe risco nesta cirurgia?
Como qualquer cirurgia plástica, o risco é pequeno e bem controlado, desde que realizado dentro dos critérios técnicos. Não é indicada a retirada de volume de gordura acima dos parâmetros médicos estabelecidos. Quando realizada em boas condições operatórias e dentro do peso adequado do paciente, a lipoaspiração traz resultados positivos.

- Ficarei com cicatrizes?
Os cortes para a lipoaspiração são muito pequenos (aproximadamente 4 a 5 mm) e posicionados em regiões escondidas como:no púbis ou na dobra entre os glúteos e a porção posterior da coxa.

- Quando perceberei o resultado final?
Você passará por diversas fases até atingir o resultado almejado. Nas primeiras semanas haverá um inchaço nas regiões tratadas, que irá regredir gradualmente. Por volta de um mês você começará a observar os resultados que serão completos entre o terceiro e sexto mês.

- Como será meu pós-operatório?
Com analgésicos e medicações adequadas a dor e o desconforto são bem tolerados. Para diminuir o inchaço e acelerar sua recuperação, são indicadas cintas compressivas no primeiro mês, além de drenagens linfáticas para a melhor absorção dos líquidos.

- Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?
Basicamente na lipoaspiração o médico apenas retira gordura dos locais indesejados diferente da lipoescultura na qual esta gordura é utilizada em outros locais para melhora do contorno ou preenchimento de depressões congênitas ou adquiridas.

Mamoplastia Redutora

+
Sou uma candidata a diminuição da mama?
Você será candidata à redução mamária se suas mamas forem grandes a ponto de gerar desconforto, comprometer sua auto-estima e atividades físicas.
É importante lembrar que mamas muito grandes podem desencadear distúrbios na coluna vertebral em função do excesso de peso.É preciso que discuta junto ao seu cirurgião a melhor técnica a ser usada, o posicionamento das cicatrizes visando um resultado natural e equilibrado.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais.

Técnica Operatória?
Muitas são as técnicas utilizadas para redução de mama como por exemplo: Técnica de Pitanguy, Pedículo Inferior, Arié, etc. Obviamente a escolha da técnica varia de acordo com a forma da mama, posicionamento do complexo aréolo papilar etc. A decisão da técnica a ser utilizada deve ser tomada após avaliação em consultório. A cicatriz operatória é variável de acordo com a técnica e geralmente é discreta e aceitável considerando-se o benefício em relação a diminuição do volume mamário obtido com a cirurgia.

Perguntas Frequentes
Quando poderei retornar aos exercícios físicos?
Exercícios leves e que não forcem os músculos peitorais poderão ser reiniciados entre 10 e 15 dias. Exercícios que envolvam o tórax normalmente poderão ser retomados no mínimo em 30 dias.

Como são as cicatrizes?
O posicionamento das cicatrizes variam de acordo com a técnica utilizada podendo ser desde uma cicatriz exclusivamente areolar, até a chamada cicatriz em “T” invertido. Obviamente isto será explicado a paciente antes da realização do procedimento. Normalmente as cicatrizes são discretas e trazem benefícios em relação ao desconforto que as pacientes relatam por terem mamas muito grandes.

Mastopexia ou Lifting de Mama

+
Sou candidata a mastopexia?

É muito comum ocorrer a perda da sustentação da mama por fatores genéticos ou após a amamentação.Caso sua mama esteja caída e não deseje aumentar o volume você é candidata a este tipo de cirurgia que tem por objetivo proporcionar uma sustentação adequada da mama visando harmoniza-la com padrões esteticamente mais aceitáveis.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais. Técnica Operatória?
São várias as técnicas que podem ser utilizadas para realização da mastopexia bem como das cicatrizes residuais inerentes ao procedimento cirúrgico. Basicamente as técnicas via de regra utilizam o volume mamário remanescente para nova montagem da mama retirando o excesso de pele para manter desta forma a sustentação no orgão e questão.

Perguntas Frequentes

Onde ficarão as cicatrizes?
As cicatrizes ficam escondidas em torno da aréola, na transição da pele escura para a pele normal. Em alguns casos, também será necessária uma cicatriz tipo T invertido.Estas cicatrizes geralmente são reduzidas podendo deixar somente a cicatriz vertical quando não há um grande excesso de pele.

- Quando poderei retornar aos exercícios físicos?
Exercícios leves e que não forcem os músculos peitorais poderão ser reiniciados entre 10 e 15 dias.
Exercícios que envolvam o tórax normalmente poderão ser retomados no mínimo em 30 dias.

Reconstrução de Mamas

+
Sou candidata a reconstrução mamária?
As seqüelas psicológicas que ocorrem quando a mama tem seu formato alterado ou ainda quando é necessário retira-la total ou parcialmente são muito significativas para qualquer mulher, sendo esta desta forma candidata a reconstrução mamária que pode ser realizada o mesmo tempo ou posteriormente ao procedimento oncológico.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais.

Técnica Operatória?
São muitas as técnicas utilizadas para reconstrução mamária que obviamente variam muito de acordo com o porte e as dimensões daquilo que foi realizado durante a cirurgia oncológica. É importantíssimo a discussão multidisciplinar ente o cirurgião plástico e o mastologista no que tange ao tipo de tratamento a ser realizado no intra e no pós operatório. As técnicas disponíveis são consagradas do ponto de vista de literatura científica sendo alguns exemplos: Tram, Retalho do músculo grande dorsal, Reconstrução com expansor de pele e prótese, Retalhos microcirurgicos, etc. Portanto é fundamental a avaliação pré operatória.

Simetrização das mamas

Havendo desejo ou necessidade, esta técnica permite uma redução, lifting ou aumento da mama remanescente para um melhor resultado estético.
Em geral é realizada após a recuperação da cirurgia e do tratamento necessário determinado pelo oncologista.

Reconstrução de aréola e mamilo
Este é o último estágio da reconstrução mamária. O mamilo é reconstruído com tecidos locais da própria mama e a aréola pigmentada através de um procedimento similar à tatuagem.br> O resultado é natural, estabelecendo um equilíbrio em relação à outra mama.