Carlos Colette

Cirurgia das pálpebras ou blefaroplastia

ou candidato (a) a cirurgia das pálpebras?
Se você possui excesso de pele e bolsas gordurosas nas pálpebras que resultem num olhar envelhecido e cansado você é candidata a esta cirurgia desde que não existam contra indicações para realização da mesma.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais que podem incluir a necessidade de avaliação oftalmológica pré-operatória.

Técnica Operatória
Neste procedimento geralmente simples e realizado com anestesia local e sedação o médico retira o excesso de pela das pálpebras superiores e inferiores bem como as bolsas de gordura abaixo desta pele, bolsas estas responsáveis pelo inchaço e olhar cansado queixa freqüente das pacientes que realizam esta cirurgia. Além disso conforme a flacidez do tarso, região abaixo da pálpebra inferior pode ser necessário realização de cantopexia para evitar complicações inerentes a flacidez do mesmo.

Perguntas frequentes

A cicatriz é muito visível?

Ao contrário, apesar de ser na face a cicatriz neste caso é quase imperceptível pois fica escondida exatamente no sulco natural da pálpebra, além do que esta é a única região do corpo onde não há relato de aparecimento de quelóide.

O local fica com hematoma?

Sim, geralmente ocorre um hematoma transicional que desaparece depois de mais ou menos 10 dias. O local que fica roxo pode ser facilmente escondido com a utilização de óculos escuros utilização esta obrigatória no pós-operatório imediato. Hematomas maiores são rarose deve ser acompanhados de perto pelo cirurgião.

A cirurgia altera a visão?

Podem acontecer alterações visuais mínimas logo após o procedimento devido a utilização de pomadas oftalmológicas durante a cirurgia que tem a função justamente de proteger o olho. Essas alterações restringem-se a embaçamento leve que desaparece horas após o término do procedimento. Alterações mais significativas geralmente são pré-existentes ou raríssimas.

Qual o tempo de repouso ocular?

Recomenda-se repouso ocular por 48 horas após o procedimento.