Carlos Colette

Liftting de face ou ritidoplastia

Sou candidato (a) ao liftting facial?
A cirurgia da face visa atenuar as marcas deixadas pelo tempo. Rugas, flacidez, excessos de pele e perda dos contornos faciais podem ser amenizados com este tipo de cirurgia. O tratamento cirúrgico frequentemente é associado a procedimentos cosmiátricos como laser, botox, peellings, preenchimentos, etc visando atenuação dos indesejados sinais deixados pelo tempo, exposição excessiva ao sol etc.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais. Especialmente no caso da ritidoplastia espacial atenção deve ser dada à questão da pressão arterial que deve estar controlada para evitar ao máximo ocorrência de hematomas indesejáveis no pós-operatório.

Técnica Operatória?
A técnica operatória varia de acordo com cada caso que deve ser analisado no que tange a suas peculiaridades e necessidades para que se ofereça desta forma a técnica cirúrgica mais adequada para cada paciente. Hoje a maioria dos cirurgiões tende, além de reposicionar simplesmente a pele da face, a tentar melhorar o contorno facial através do reposicionamento das estruturas profundas da face.

Perguntas Frequentes

As cicatrizes são muito aparentes?

Na cirurgia de face os cortes são feitos em pregas naturais da pele. Estes cortes normalmente são escondidos no couro cabeludo e acompanham a anatomia da orelha.
Isto significa que as cicatrizes terão melhores chances de não ficarem aparentes.

Tenho receio de ficar com uma aparência “esticada”

A naturalidade é o principal fator para se obter bons resultados. Uma cirurgia bem feita produz um efeito de rejuvenescimento facial, eliminando excessos e reposicionando as estruturas que perderam seu tônus. Discuta com seu cirurgião exatamente o que você deseja da cirurgia, para obter o melhor resultado possível.

Como será o pós-operatório?

No inicio é normal que ocorram algumas equimoses (manchas roxas) e edemas (inchaços). Isso, porém é muito variável e depende do organismo de cada pessoa. Em torno de uma semana, todos os pontos serão retirados. O importante é a cada dia se note uma melhora nos sintomas e na naturalidade do resultado.
A cirurgia facial atinge seu resultado pleno dentro de aproximadamente 06 meses, mas em torno de 05 dias você já notará resultados.

Há dor no pós-operatório?

Normalmente a dor quando presente é muito discreta. Caso seja necessário, serão prescritos analgésicos para um maior conforto do paciente.

Como é feito o curativo pós-operatório?

O curativo pós-operatório varia de acordo com o cirurgião, em nosso caso não realizamos curativo do tipo capacete na paciente pois uma enfermeira da equipe passa a primeira noite de pós operatório acompanhando a paciente para realizar periodicamente a troca de compressas geladas na faca com objetivo de atenuar o edema e proporcionar a paciente maior conforto.