Sou candidato(a) a otoplastia?
Sim, se a orelha é em abano ou desproporcional ao conjunto da face.
O ideal é que este tipo de cirurgia seja feita a partir de 8 anos de idade, quando o desenvolvimento da orelha está completo. Obviamente a orelha em abano pode ser motivo de estigmatizaçao do paciente principalmente durante a infância ou adolescência.
Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais.
Técnica Operatória?
Diferente do que se possa em um primeiro momento imaginar não basta apenas retirar pele atrás da orelha para posiciona-la corretamente, isto ocorre pois a cartilagem auricular tem memória, ou seja, ela tende a retornar para sua posição original, desta forma o médico durante a cirurgia utiliza-se de técnicas que permitem ancorar a orelha além de, se necessário, formar a curvatura interna do pavilhão auricular que frequentemente encontra-se ausente ou apagado em pacientes com orelhas proeminentes.
Perguntas Frequentes
Aonde será a cicatriz?
A cicatriz fica quase imperceptível, pois é posicionada atrás da orelha
Como será o curativo?
Normalmente é feito um curativo nos primeiros dias. Após a retirada deste curativo, o paciente deverá utilizar uma faixa específica que mantenha o pavilhão auricular posicionado e evite que o mesmo se dobre durante o sono de 15 a 30 dias, após este período não há mais necessidade de uso da faixa elástica.