Carlos Colette

Reconstrução de mamas

Sou candidata a reconstrução mamária?
As seqüelas psicológicas que ocorrem quando a mama tem seu formato alterado ou ainda quando é necessário retira-la total ou parcialmente são muito significativas para qualquer mulher, sendo esta desta forma candidata a reconstrução mamária que pode ser realizada o mesmo tempo ou posteriormente ao procedimento oncológico.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais.

Técnica Operatória?
São muitas as técnicas utilizadas para reconstrução mamária que obviamente variam muito de acordo com o porte e as dimensões daquilo que foi realizado durante a cirurgia oncológica. É importantíssimo a discussão multidisciplinar ente o cirurgião plástico e o mastologista no que tange ao tipo de tratamento a ser realizado no intra e no pós operatório. As técnicas disponíveis são consagradas do ponto de vista de literatura científica sendo alguns exemplos: Tram, Retalho do músculo grande dorsal, Reconstrução com expansor de pele e prótese, Retalhos microcirurgicos, etc. Portanto é fundamental a avaliação pré operatória.

Simetrização das mamas

Havendo desejo ou necessidade, esta técnica permite uma redução, lifting ou aumento da mama remanescente para um melhor resultado estético.
Em geral é realizada após a recuperação da cirurgia e do tratamento necessário determinado pelo oncologista.

Reconstrução de aréola e mamilo

Este é o último estágio da reconstrução mamária. O mamilo é reconstruído com tecidos locais da própria mama e a aréola pigmentada através de um procedimento similar à tatuagem.br> O resultado é natural, estabelecendo um equilíbrio em relação à outra mama.