Carlos Colette

Abdominoplastia ou plástica de abdômen ou dermolipectomia abdominal

Sou candidato(a) a plástica do abdômen?
Você será uma forte candidata a abdominoplastia se possui alguma destas características: Excesso de pele abdominal; possui um abdômen que está fora de proporção com o resto de seu corpo; possui músculos abdominais que estão afastados ou flácidos.
Caso esteja planejando uma nova gravidez, converse com seu cirurgião plástico para que possa orientá-la neste caso.

Como devo me preparar para a cirurgia?
A aspirina e determinadas drogas antiinflamatórias e fitoterápicas como ginko biloba por exemplo, devem ser evitadas por um período determinado pelo seu médico antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Além destas medidas, seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias adicionais.

Técnica Operatória?
A Técnica operatória pode variar de acordo com o caso e dependendo da flacidez de pele abdominal apresentada pela paciente. Basicamente realiza-se uma incisão semelhamte porém maior que a cesariana através da qual o excesso de pele infra umbilical é retirado tracionando-se a pele supra umbilical para baixo. A cicatriz umbilical não muda de lugar apenas é reposicionada para se adequar ao novo posicionamento umbilical. Geralmente a cicatriz é discreta e pode ser escondida abaixo das peças íntimas.

Perguntas frequentes

A cicatriz é muito visível?

A cicatriz resultante localiza-se logo acima dos pelos pubianos, horizontalmente e prolonga-se lateralmente. Geralmente pode ser escondida abaixo das roupas de banho ficando desta forma discreta e pouco aparente.

Ficarei com um novo umbigo?

Não. O seu próprio umbigo será reposicionado quando a pele for esticada. Haverá uma discreta cicatriz ao redor do umbigo.

Posso engravidar futuramente?

O ideal é que já tenha tido todos os seus filhos. Entretanto não existe uma contra indicação.
O que poderá ocorrer é ao esticar novamente sua pele durante a gravidez, poderá desenvolver um certo grau de flacidez e consequentemente uma perda variável do resultado operatório. Caso deseje engravidar consulte o seu médico e obtenha maiores informações sobre o procedimento.